Páscoa na Cultura



 Como todo ano de semana santa o Departamento de Cultura não deixa  passar em branco a comemoração da Páscoa com as crianças que frequentam nossos projetos, neste ano a festa foi feita com os alunos do Grupo de Dança Inovarte, onde ouve pintura de rosto e distribuição lembrancinhas.
Contamos também com a ilustre presença do nosso representante cultural Vereador Bal Maia para deixar nossa festa ainda mais animada.

Departamento de Cultura fazendo e vivendo cultura.  








Vereador Bal Maia colaborador ativo da cultura

Departamento de Cultura recebe doação de 02 (Dois) violões novos do Vereador e colaborador da cultura Bal Maia, tendo em vista a necessidade do aumento do acervo de violões no nosso Departamento, esses violões vieram na hora certa, diz o Professor Ramom Dejaci.





Reforço Escolar

O reforço escolar é mais uma ideia inovadora do Departamento de Cultura para ajudar as crianças, adolescentes e jovens no meio educacional, o reforço  foi aplicado no Departamento de Cultura com o monitor Anderson Silva, para mostrar aos nossos alunos que cultura e educação andam juntas, e que assim eles podem alimentar ainda mais  seus conhecimentos, podendo assim procurar melhoras para viver em uma Tapiramutá com mais cultura e educação.

Como já dizia Louis Bonald:
" A Cultura forma sábios; a educação, homens. " 

Queremos tomar como exemplo essas sábias palavas para formarmos  homens sábios e consciente daquilo que fazem. 
Departamento de Cultura fazendo e vivendo cultura. 






Belas Palavras



E a cada dia que passa as satisfação e fazer um trabalho sociocultural e educativo aumenta ainda mais quando vimos palavras tão bonitas como a do integrante Anderson Silva (Mô da Fantapi) postada em uma rede social que diz o seguinte:
Anderson Silva:
E foi dada a largada.
Hoje nossa FANTAPI (Fanfarra Musical de Tapiramutá), inicia mais um ciclo em sua história. Mais um ano de emoções e transformações. Sendo assim, nossa corporação e seus integrantes, sejam eles, veteranos e/ou novatos, assumem o compromisso de escrever mais um capítulo em muitas histórias, como assim também nas vidas daqueles que nos cercam, e porque não dizer em nossas próprias vidas.
A Fantapi, que utiliza-se do slogan – Instrumento de Transformação. É uma corporação que almeja incansavelmente a melhoria e o bem-estar de seus integrantes, familiares e da sociedade. A FANTAPI, verdadeiramente veio para transformar.
Sabemos que tem “alguns alienados” por aí, que se retorcem ou criticam nossas ações. Mas, você sabe por que disso? – Eu sei. É porque não tem a atitude e a coragem que nós fantapeiros temos. Não tem o espírito de solidariedade. Na verdade não tem a gloriosa e satisfatória sensação de dizer: “- EU TENHO E SOU CULTURA! EU SOU FANTAPI DE CORAÇÃO”.
Ser fantapeiro, não significa vestir a camisa e simplesmente vim para nossos ensaios. Ou de colocar uma de nossas fardas, e ir para uma apresentação.
Ser fantapeiro de verdade, “É VESTIR A CAMISA, É PENSAR NO PRÓXIMO, É ARREGARÇAR AS MANGAS, É VIVER E SENTIR A CULTURA, É RESPEITAR NOSSAS PRÓPRIAS REGRAS, É RESPEITAR E PRESERVAR NOSSO TRIPÉ (DEUS, FANTAPI E FAMÍLIA), É VALORIZAR AS OPORTUNIDADES QUE NOS SÃO DADAS, É VIVENCIAR E SENTIR OS MOMENTOS, É BRINCAR QUANDO TEM QUE BRINCAR, É SER SÉRIO QUANDO TEM QUE SER SÉRIO, É FAZER NOVAS AMIZADES, É RESPEITAR, E TAMBÉM É SIM, VESTIR UMA DE NOSSAS FARDAS, MAS VESTIR A MESMA, HONRÁ-LA E FAZER A APRESENTAÇÃO, ALÉM DE OUTROS PONTOS. Mas ser Fantapeiro, resumidamente, É SER SOLIDÁRIO, HUMANO, RESPEITADOR, DIGNO E PRINCIPALMENTE CIDADÃO”.
Dá para imaginar, a transformação que nossas crianças, adolescentes e jovens, passam assim que ingressam na Fantapi? – Pare, reflita um pouco, e veja quantas mudanças e transformações, aconteceram e acontecem com os integrantes dessa corporação.
FANTAPI, não é somente musicalidade, coreografias e beleza em suas apresentações. Assim, como citado antes, Fantapi é atitude, garra, força, compromisso e solidariedade. Mas FANTAPI é algo que sempre faz bem, seja a si próprio, assim como para os próximos... “FANTAPI É AMOR Emoticon heart!!!”.
Nossa FANTAPI (quase 12 anos), novinha hein?! Porém, um gigante diante de todas as suas conquistas, histórias e transformações. Cada integrante que por ela passou, passa ou chegará a passar, terá seu capitulo registrado para sempre. Podemos dizer que somos uma novela na vida real, a cada ano chegam novos protagonistas, assim como nos deixam alguns de nossos talentos.
Se fosse por nossa vontade, todos estariam aqui em nosso “meio” eternamente. Mas a vida e a Fantapi é assim, transforma os mesmos para o mundo. Porém ficamos satisfeitos em saber que, por pouco ou muito, fizemos uma diferença na vida de um deles. Na verdade uma não, fizemos a diferença. Assim como eles ajudaram a FANTAPI. E melhor ainda é ter a certeza de que muitos terão algo de bom para contar futuramente, sobre nossa corporação.
Vejamos bem, não podemos esquecer hein, FANTAPI, eleita e consagrada por duas vezes, como a melhor fanfarra da Bahia. (Infelizmente, por motivos de força maior, tivemos que nos afastar das competições). Mas mesmo assim, ser BICAMPEÕES é uma honra, é orgulho, para mim, para nós, e para você também. Pois, estamos elevando nossa cultura e nossa querida TAPIRAMUTÁ.
A FANTAPI É DE TAPIRAMUTÁ COM MUITO ORGULHO!!!
E é como já diz as letras de nossos hinos:
“É GARRA, É FORÇA, É VONTADE DE LEÃO. ESTAMOS TODOS JUNTOS EM QUALQUER SITUAÇÃO”.
“CIDADANIA, EDUCAÇÃO, ESSE É O RUGIDO DO LEÃO. A FANTAPI CHEGOU, A TERRA VAI TREMER, ESSA FANFARRA VOCÊ NÃO VAI ESQUECER, FAN-TA-PI, TAPIRAMUTÁ, BAHIA, BRASIL, É SHOW”.

Aulas em andamento

Em 2016 o Departamento de Cultura de Tapiramutá dá início as oficinas de música, capoeira e dança para as crianças, adolescentes e jovens de nossa querida cidade, sempre buscando ensinar e incentivar a cidadania entre as novas gerações, para que eles possam ser cidadães e buscar pelos seus direito  por um pais com mais educação, saúde e uma atenção maior voltada para cultura que ajuda tanto as crianças, adolescente e jovens desse pais. 
 Departamento de Cultura Fazendo e vivendo Cultura.  



Grupo de Capoeira Arte Corpo:
Professor Luzivan Cruz 
 







Aula de Música Grupo Musikarte:
Professor Ramon Dejaci




Grupo de Dança Inovarte:
Professora Taniele Marques 


Voltando as Atividades

Departamento de Cultura apresenta  "voltas às aulas 2016" com muitas diversidades artísticas, educacionais e culturais  para podermos ajudar as crianças, adolescentes e jovens do nosso querido município, contamos com  as oficinas de: capoeira, música, dança e a Fantapi Instrumento de Transformação  não perca a chance e faça já a sua inscrição o Departamento de Cultura está de portas abertas para todos.





Neste ano de 2016, nossa corporação vem trazendo mais uma novidade "Reforço Escolar", pois nosso objetivo é de sempre propagar boa educação e cultura qualificada, além de atos de cidadania, para nossas crianças, adolescentes e jovens. 






















Vamos que vamos São Pedro 2024