1° FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017 - 2020 TAPIRAMUTÁ RUMO AO SELO UNICEF



A Prefeitura Municipal de Tapiramutá realizou no dia 16 de agosto de 2018, o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017 - 2020, realizado na Câmara Municipal de Vereadores . O Fórum Comunitário do Selo Unicef, tem por objetivo elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente de Tapiramutá.

No Fórum foi apresentado o que é o Selo Unicef sua importância e a sua metodologia, foi também apresentado o diagnostico da situação da população de 0 à 18 anos.
Os participantes assumiram o compromisso de elaborar o Plano de Ação Municipal, onde toda sociedade sugeriu pontos de politicas públicas, que deverão ser aplicadas e fortalecidas no município.

O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal de Tapiramutá, foi articulado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação Cultura e Esporte, Administração e Finanças, Agricultura, Conselho Tutelar, CRAS, Representantes de Igrejas Evangélicas e  Católica, Vereadores e outras entidades convidadas.

Os jovens tiveram importante participação no Fórum Comunitário, mestres de cerimonia João Lucas e Maylane Maia ambos membros do NUCA - Núcleo de Cidadania de Adolescentes, onde crianças e adolescentes se envolveram diretamente no Fórum Comunitário, nos temas abordados nos eixos temáticos sugerindo melhorias para à qualidade de vida, garantindo direitos fundamentais,  belíssimas apresentações culturais Coral do Centro de Convivência (CRAS) Ballet Ágape (Superintendência de Cultura/ Ponto de Cultura).

A Primeira Dama Janaine Cardoso e o Articulador o Vereador Baldemi Maia ressaltaram a importância do Selo Unicef para Tapiramutá, pois o principal objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e a adesão ao Selo Unicef Edição 2017 - 2020, demonstra o compromisso da Gestão do Prefeito Djalma Santos (Ju) com o município.
































I FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF - Edição 2017 - 2020 "Eu e meu Município crescendo juntos!"


  
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, como o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social. 


 Os fóruns Comunitários são espaços de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Além de importante espaço de participação social, os fóruns Comunitários são potentes ferramentas de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do seu município vivenciada no Fóruns é fundamental. 

          

Fantapi Instrumento de Transformação na II Etapa Classificatória do XII Campeonato Baiano de Fanfarras na cidade de Mairi-Ba

    No dia 05 de Agosto de 2018 (domingo) a Fantapi (Fanfarra Municipal de Tapiramutá) participou da II Etapa Classificatória do XIII Campeonato Baiano de Fanfarras na cidade de Mairi-Ba. Participaram da Etapa A FANAB de Piritiba, FAMUC de Conceição da Feira, LEÕES DA BAHIA de Candeias, FAMAF de Senhor do Bonfim, FAMUC de Caldeirão Grande, FAMCAF de Campo Formoso, BAMUCAN de Candeias e a FAMCEM de Mairi, que fizeram belíssimas apresentações. A Fantapi com cada nota musical, o compasso de cada instrumento, as evoluções, os belíssimos passos do coreográfico, o cívico com sua postura perfeita uma elegância majestosa, levou toda a plateia e os jurados ao delírio, trazendo mais uma vez o título de campeã para a nossa cidade. Parabéns Fantapi, como sempre superando expectativas, dando exemplo de cidadania e Cultura. 

TAPIRAMUTÁ, FAZENDO E VIVENDO CULTURA.

                                                                Érica Almeida* Secretária Blog Cultura 














































































Vamos que vamos São Pedro 2024