FANTAPI INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO. DE ATRAÇÃO LOCAL À REFERÊNCIA ESTADUAL!!!



Cidadania, educação, esse é o rugido do leão. A Fantapi chegou, a terra vai tremer, essa fanfarra você não vai esquecer, FAN... TA... PI..., Tapiramutá, Bahia, Brasil, éééééé show”. (FANTAPI)


Quem diria, mais um ano de fundação da nossa corporação, agora são 13. E 13 anos de puro show, musicalidade, cidadania, educação, solidariedade, respeitos, entre outras positividades.
FANTAPI (Fanfarra Municipal de Tapiramutá), um gigante com poucos anos, e de pequeno nome. A Fantapi é uma corporação que veio crescendo gradativamente, sempre visando realizar suas belíssimas apresentações, além de contagiar e emocionar seus telespectadores. Fazendo com que através de sua musicalidade, florescesse emoções e sentimentos positivos, sensações que tocassem bem fundo, lá no pontinho extra da alma, e sempre foi assim, o publico que acompanhava a corporação anos atrás e os que acompanham atualmente, sempre sentem aquele frescor, aquela “apimentadinha gostosa” (sensação boa), ao ver nossas apresentações.
A referida corporação, sempre buscou propiciar momentos alegres para todas as pessoas sendo elas membros ou não, da mesma.
Fantapi, foi fundada e incentivada como um pequeno e bonito neném ao nascer, que vai crescendo, engatinhando, aprendendo a andar, valorizando os caminhos certos, e distanciando-se dos errados, caindo daqui e dali, mas sempre se levantando, com toda garra e vigor. E não foi diferente com a Fantapi, como todo ser humano e projetos, no inicio enfrentamos certos problemas, mas com toda força, garra, apoio e a fé acima de tudo, nos levantávamos e seguíamos mais um passo a frente, pois nosso objetivo sempre foi de conquistar um espaço em plena multidão.
Não foi fácil, mas fomos sempre colocando um pé pós o outro, e sempre levando a mão até onde o braço alcançava. E sempre em busca do nosso objetivo. Mas Deus, nosso bondoso e maravilhoso Deus, esteve ao nosso lado sempre desde o inicio, sabe por quê? Nós buscamos e realizamos o diferencial.
A cada ano que se passou buscamos realizar sempre nossas apresentações, projetos sociais, entre outros, sempre com humildade, e pensando primeiramente em nosso próximo.
 Para ser mais claro, tudo começou, com uma banda sem fardamentos e que tinha apenas instrumentos percussivos, como bumbos, caixa, surdos e outros instrumentos todos de aço ou latões, e denominada antes como Banda Marcial.
Mas tudo começa a se encaixar e andar com a chegada de uma grande estrela. Estrela essa chamada Baldemi Maia Rocha, vulgo Balmaia. O qual o mesmo super apaixonado por fanfarras, e que já havia passado por fanfarras como a FANCEM de Mairi - Bahia, viria para começar a transformação.
Na época ele, sonhador como sempre, batalhou, batalhou e batalhou, correu de um lado, correu para o outro, consegui sim, a primeira farda da fanfarra. Farda essa que ficou marcada na memória de todos que ali faziam parte, marcou porque os mesmos sempre sonharam em vestir um fardamento oficial, e dizer aos quatros cantos da cidade, essa é minha farda, essa é minha fanfarra.
Assim como ocorreu quando, chegou o primeiro instrumento de sopro (cornetas lisas), após o primeiro cornetão, o primeiro trompete, a primeira viagem, a primeira bota, entre outros.
Balmaia, nos conta diversas histórias e processos enfrentados antigamente, para conseguir o que a fanfarra necessitava na época.
Sabemos que, ele foi, é e sempre será o nosso guerreiro, que sempre fez, faz e fará por essa banda, sabe por quê? Por que ele faz com amor, até retirar do bolso dele, para colocar na corporação, ele tira.
Balmaia, muito obrigado Paizão!
Mas ele também sempre esteve acompanhado, por uma guerreira E como diz o ditado, "AO LADO DE UM GRANDE HOMEM, SEMPRE EXISTE UMA GRANDE MULHER" e aqui existe sim, ela Mariária Maia, vulgo Lora. Grande mulher, parceira, dentre muitas qualidades, essa é nossa mãezona, obrigado a você também querida, por tudo.
E ao lado desses dois grandes guerreiros, existem pessoas que sempre ajudaram a correr atrás, e fazer com que a banda decolasse, a exemplos de Miqueias Maia, Elivaldo Junior, Taniele Marques, Marileide (Francisca), Anderson Silva e outros.
A Fantapi como disse anteriormente, veio crescendo gradativamente e se enquadrando aos requisitos dos movimentos de bandas e fanfarras, os seus membros a cada momento se sentiam realizados e maravilhados, com luta, persistência, humildade, e outros, a cada momento inovávamos e acrescentávamos o cartel, o estandarte, o pelotão cívico, corpo coreográfico, mor, baliza, regente e outros. Cada um chegando a seu momento, e com a necessidade da banda.
A Fantapi, foi crescendo e crescendo, buscando e buscando, filou-se a FBF/BA (Federação de Bandas e Fanfarras do Estado da Bahia), em 2012, sua estreia foi já na grande final realizada no município de Saúde – BA, onde fomos consagrados como vice-campeões baianos daquele ano.
Imaginem aí, uma banda que veio engatinhando, crescendo e buscando, se filiar a uma federação, participar já da grande final, e ser consagrada como a segunda (2ª) melhor fanfarra do estado da Bahia.
Nos anos seguintes, ganhou em primeiro (1º) lugar em todas as etapas em que participou, e foi consagrada como campeã (2013), bicampeã (2014), (2015 não participou da FBF/BA) e tricampeã no ano de 2016. Ser considerada três vezes como a melhor fanfarra do estado Bahia, é uma honra para seus membros atuais, e também para aqueles que já passaram pela banda anteriormente e hoje não podem estar mais, pois eles sabem também que contribuíram em outros momentos para que a corporação chegasse a tal nível.
Gratificante também, para a população, pois a corporação enaltece com tudo o nome do município.
A Fantapi hoje tornou-se uma referência estadual, não por ter conquistado um tricampeonato, mas sim por todas as suas ações. Pois hoje todos conhecem e respeitam a história da mesma.
Diversas pessoas, de outras fanfarras e cidades, sonham em participar da Fantapi, ou então de receber uma apresentação da mesma em suas cidades, pois sabem que a Fantapi, vai com toda a certeza abrilhantar seus eventos.
A mesma tem diversos vídeos no youtube, e diversas visualizações também. Isso é gratificante em saber que estamos sendo vistos e prestigiados não apenas presencialmente, mas também virtualmente.
Após todos os conceitos supracitados acima vale ressaltar que a mesma tem o propósito de inserção de crianças, adolescentes e jovens em atividades socioculturais e educacionais, para que assim fiquem longe dos riscos e perigos sociais das drogas, gravidez precoce, DST, alcoolismos e outros problemas sociais.
E para finalizar, deixo um trecho de nosso hino (grito de guerra), para assim vocês realizarem uma reflexão com todo o conteúdo exposto nesse texto

”É GARRA, É FORÇA, É VONTADE DE LEÃO, ESTAMOS TODOS JUNTOS EM QUAL QUER SITUAÇÃO”.

                     Produção Textual: Anderson F. da Silva Ministro (Lulu).



















  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos que vamos São Pedro 2024